Ana Maria Braga confessou um diagnóstico e revelou que faz uso de um medicamento para tratar esta condição; saiba mais sobre o assunto
Publicado em 28/04/2025, às 13h32 - Atualizado em 29/04/2025, às 10h11
Ana Maria Braga (76) surpreendeu ao revelar que, durante exames de rotina, foi constatado que ela estava pré-diabética. Por conta disso, o médico da apresentadora chegou a receitar Mounjaro, famoso remédio que controla a glicemia no corpo e acaba provocando perda de peso. Em entrevista à CARAS Brasil, a Dra. Camila Ribeiro explica o caso.
A apresentadora do Mais Você, da Globo, confessou que acabou tomando Mounjaro na função de controlar os níveis de glicemia: "Acabei tomando Mounjaro, receitado pelo médico. Mas, como eu tomo numa frequência muito menor do que para emagrecer, tomo de 15 em 15 dias… Não [emagrece], é uma dose pequena, mas controla a diabetes", afirmou Ana Maria Braga durante entrevista à Folha de S. Paulo.
A Dra. Camila Ribeiro, médica endocrinologista, explica que o Mounjaro é o nome comercial da tirzepatida, um medicamento injetável aprovado para o tratamento do diabetes tipo 2. A especialista destaca a atuação dele no corpo.
"Ele age de forma inovadora em dois hormônios do intestino — o GLP-1 e o GIP — que ajudam a regular a glicemia e também reduzem o apetite. Por isso, além de controlar o açúcar no sangue, ele pode promover perda de peso em alguns pacientes. É um avanço na medicina metabólica", avalia.
Segundo a endocrinologista, o Mounjaro foi desenvolvido para tratar diabetes, mas como ele também reduz o apetite e promove saciedade, muitas pessoas passaram a utilizá-lo com foco na perda de peso. "Inclusive, estudos mostram que ele pode ajudar na redução de até 20% do peso corporal em pacientes com obesidade".
Apesar de o Mounjaro ter um efeito inovador no combate da diabetes tipo 2, a Dra. Camila Ribeiro alerta para o seu uso com a finalidade estética, pois é uma medicação potente, que exige acompanhamento rigoroso. "Como todo medicamento, o Mounjaro tem contraindicações e possíveis efeitos adversos", declara.
A endocrinologista aponta pacientes que recebem contraindicações para o uso do Mounjaro:
"Os efeitos colaterais mais comuns incluem náuseas, constipação, diarreia e, em alguns casos, dor abdominal. Por isso, o uso precisa ser orientado e acompanhado por um médico, com avaliação individualizada", finaliza ao analisar o caso da apresentadora Ana Maria Braga.
Leia mais em: Ana Maria Braga revela para onde vão as comidas do 'Mais Você' após as gravações
Ver essa foto no Instagram