CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Felipe Simas revela batalha contra doença rara e médico explica: 'Muito além do cansaço'

Em entrevista à CARAS Brasil, o médico Matheus Trilico detalha os sinais de alerta e a importância do diagnóstico precoce do caso como de Felipe Simas

Felipe Simas descobriu a neurite óptica no ano passado - Reprodução/Instagram
Felipe Simas descobriu a neurite óptica no ano passado - Reprodução/Instagram

O ator Felipe Simas relembrou o susto vivido após ser diagnosticado com neurite óptica, uma rara inflamação no nervo óptico que comprometeu temporariamente sua visão. "Achei que fosse só cansaço”, relatou o artista, que atualmente dá vida ao personagem Danilo, na novela Dona de Mim, da Globo.

Em entrevista à CARAS Brasil, o neurologista Matheus Trilico explicou os impactos da doença e reforçou a importância do diagnóstico precoce, especialmente quando os sintomas surgem de forma súbita e intensa.

O que é a neurite óptica?

Segundo o especialista, a neurite óptica é uma condição séria que merece atenção imediata: "A neurite óptica é uma inflamação do nervo óptico: a estrutura responsável por levar as informações visuais do olho até o cérebro. Quando esse nervo inflama, sua função de condução é prejudicada, e isso pode levar a uma perda visual súbita, parcial ou até total, dependendo da gravidade", explica Trilico.

Ainda segundo ele, casos como o de Felipe Simas ajudam a conscientizar a população: "No caso de figuras públicas como o ator Felipe Simas, esses quadros chamam a atenção justamente porque o impacto pode ser significativo, mesmo em pessoas jovens e saudáveis. A inflamação interfere diretamente na transmissão do sinal visual, o que explica a perda repentina da visão em muitos casos."

Sintomas que vão além do cansaço visual

Embora muitas vezes confundida com fadiga ocular, a neurite óptica apresenta sinais mais graves e específicos. Os sintomas da neurite óptica vão muito além do cansaço ocular. Os principais sinais incluem:

  • Perda visual rápida em um dos olhos (geralmente evolui em horas ou dias);
  • Dor ocular, especialmente ao mover o olho;
  • Alterações na percepção de cores, que podem parecer mais “apagadas”;
  • Escurecimento parcial do campo visual ou presença de manchas.

E reforça: "Ao contrário do cansaço visual, que melhora com descanso e não afeta drasticamente a visão, a neurite óptica costuma ter uma progressão mais aguda e impactante. Se houver dor e perda visual associadas, isso já é um sinal de alerta que justifica procurar um neurologista com urgência."

Diagnóstico exige avaliação neurológica especializada

Mesmo que o primeiro atendimento normalmente aconteça com um oftalmologista, o tratamento da neurite óptica exige acompanhamento neurológico.

"Embora o primeiro profissional a ser procurado muitas vezes seja o oftalmologista, a neurite óptica é, por definição, uma doença neurológica. O nervo óptico faz parte do sistema nervoso central, e sua inflamação pode estar associada a doenças como a esclerose múltipla (EM) ou a neuromielite óptica (NMOSD), ambas condições inflamatórias e desmielinizantes do sistema nervoso", explica.

Entre os exames mais utilizados para fechar o diagnóstico, o especialista destaca: O neurologista é o especialista indicado para conduzir a investigação completa, que costuma incluir:

  • Ressonância magnética;
  • Exames laboratoriais e sorológicos, como pesquisa de anticorpos específicos;
  • Potenciais evocados visuais;
  • Punção lombar, em alguns casos, para análise do líquor.

Simas, que hoje se encontra em recuperação, usou o desabafo para conscientizar o público sobre os sinais de alerta e a importância de não ignorar mudanças na visão. Ao final do vídeo, deixou um recado direto e comovente: “Perdi a visão do olho direito. Fiquei assustado, mas foi um chamado para olhar mais pra dentro.”

Leia também: Felipe Simas revela quando decidiu se tornar evangélico: ‘Traição e vícios’

OSZAR »