Em entrevista à TV CARAS, o ator e cantor Tiago Abravanel relembra o último encontro com Silvio Santos e fala sobre a relação que tinha com o avô
Publicado em 24/02/2025, às 21h46
Embora seja neto de Silvio Santos (1930-2024) – considerado um dos maiores comunicadores da TV brasileira –, Tiago Abravanel (37) construiu a sua carreira profissional sem estar diretamente ligado ao avô. Ele sempre fez questão de construir seu próprio nome e não ser conhecido apenas como o neto do dono do SBT. Em entrevista à TV CARAS, o ator, cantor e apresentador relembra sua relação com o comunicador, que morreu aos 93 anos, em decorrência de uma broncopneumonia após infecção por Influenza (H1N1).
Tiago conta que o último contado que teve com o avô foi no aniversário do famoso "dono do baú", em 12 de dezembro de 2023. “Foi em seu último aniversário. Ele estava superbem, super alto astral. A família toda estava lá, foi muito gostoso. Mas – eu já falei isso milhões de vezes – as pessoas acham que eu estou falando mal dele, mas não é esse lugar. A gente nunca teve uma proximidade como os meus primos tiveram na infância, a gente nunca foi tão próximo. O que nos aproximou foi o meu lado profissional. Depois que comecei a trabalhar com televisão, teatro, música, com a comunicação em geral, foi quando comecei a conseguir trocar mais com ele. E aí foi muito especial, muito legal”, revela.
“Então, essa troca era pouca, mas quando tinha era muito legal, porque ele era muito curioso para saber como é que funcionava (...) Quando mostrei para ele um vídeo do bloco, porque dificilmente ele conseguiria ir, foi muito legal. Ele falou: ‘Meu Deus, mas esse tudo de gente para pular carnaval?’. Eu falei: É, vô. É engraçado, parecia que ele vivia numa bolha, numa realidade paralela. Mas era gostoso também contar como é que era a vida fora da bolha”, diz.
O artista se refere ao Bloco do Abrava, que comanda há alguns anos. No último sábado, 22, ele desfilou pelas ruas de São Paulo e deu um toque de nostalgia para o carnaval ao homenagear Silvio Santos. Tiago relembrou ícones que marcaram a carreira do avô na TV e montou uma fantasia carnavalesca. Ele usou referências ao visual apresentador, com direito a peruca com cabelo bem alinhado, o microfone icônico, o terno e também aviõezinhos de dinheiro colados em sua roupa.
O ator e cantor relembra ainda que Silvio não gostava de receber homenagens. “Ele queria que a lembrança ficasse só nas coisas boas do que ele fez e tal. Ele não tinha esse lugar da homenagem, ele não gostava. Obviamente, como artista, o lugar que ele se auto-homenageava era estando no palco, fazendo as pessoas se divertirem, tirando sarro da galera com as colegas de trabalho, com os convidados e tal”, reforça.
Ele, então, entrega um momento divertido com o avô, em família. “Me lembro de quando ele fez 80 anos. O SBT produziu um grande documentário com depoimentos de muitas pessoas, de personalidades e figuras importantes do Brasil inteiro. E foi um vídeo de horas, muitas horas. E aí, falaram: ‘Vamos passar no SBT’. Ele: ‘Não, não quero. A gente pode assistir em casa’. A gente fez um cinema gigante no aniversário dele, foi a família toda e a gente assistiu, mas era muito longo. Aí, ele: ‘Ah, não estou aguentando mais isso aqui. Depois vejo isso por partes”, fala Tiago.
Questionado se Silvio Santos ficou feliz com a ida do neto para a TV Globo – Tiago Abravanel participou do BBB 22 –, ele comenta, brincando: "Ele tirava sarro da minha cara. (Falava) traidor (risos) (...) Estava tentando seguir os meus passos, independente disso, porque acho que todo mundo sabe que sou neto dele, e a forma com que cheguei na mídia, lá atrás, quando as pessoas começaram a falar o meu nome, vinha sempre o neto do Silo Santos antes, porque era uma forma de associar quem era aquela pessoa”.
“Ainda assim, as pessoas não sabiam o que eu fazia, qual era o meu trabalho, que eu era ator, cantor, fazia teatro musical, enfim. Então, obviamente, que o holofote, o primeiro conteúdo era eu ser o neto do Silvio Santos – o que não é um mérito para ninguém, era só uma condição, né? Não vou deixar de ser”, finaliza o artista.
Leia também:Tiago Abravanel confessa que queria ter participado de 'Chiquititas': 'Muito fã'
ASSISTA A ENTREVISTA COMPLETA DE TIAGO ABRAVANEL NA TV CARAS: