CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Atualidades / Habemus Papam

Conheça Robert Francis Prevost, que é o novo Papa Leão XIV

Vaticano anunciou a escolha do novo Papa nesta quinta-feira, 8, e o eleito é o Papa Leão XIV, novo nome do cardeal Robert Francis Prevost

por Priscilla Comoti
[email protected]

Publicado em 08/05/2025, às 14h17 - Atualizado às 14h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Papa Leão XIV - Foto: Getty Images
Papa Leão XIV - Foto: Getty Images

Nesta quinta-feira, 8, a Igreja Católica ganhou um novo Papa. Depois da morte do Papa Francisco no final de abril, o Vaticano realizou o Conclave para eleger o novo papa e o escolhido foi o cardeal Robert Francis Prevost. A partir de agora, ele passa a ser conhecido como o Papa Leão XIV.

Papa Leão XIV é o sucessor do Papa Francisco e é o primeiro líder da igreja que nasceu nos Estados Unidos. Nos últimos anos, ele ocupava papeis importantes no Vaticano. Ele era prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina.

Quem é Robert Francis Prevost?

O cardeal Robert Francis Prevost tem 69 anos de idade e nasceu em Chicago, Estados Unidos. Ele serviu por 20 anos no Peru, e ocupou um dos cargos mais influentes na Santa Fé. Ele foi ordenado em 1982, aos 27 anos, e fez o doutorado em direito canônico na Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, em Roma.

Em sua trajetória, ele se assemelhou ao Papa Francisco por ter o compromisso com os pobres e os migrantes. Ele já disse que o líder da igreja tem que ser humilde e estar próximo ao povo.

Prevost já enfrentou uma crise em sua trajetória nos últimos anos. Ele chegou a ser acusado de acobertar casos de abuso sexual cometidos por padres no Peru, mas o caso segue em investigação no Vaticano. Em 2020, ele recebeu uma das denúncias e a encaminhou ao Vaticano, que afastou um dos padres envolvidos. A diocese peruana nega que Prevost tenha acobertado qualquer ator irregular.  

A causa da morte do papa

Os representantes do Vaticano divulgaram oficialmente qual foi a causa da morte do Papa Francisco. Ele faleceu aos 88 anos durante a madrugada do dia 21 de abril de 2025.

De acordo com o Vaticano, o papa, batizado como Jorge Mario Bergoglio, sofreu um derrame - também chamado de AVC Cerebral - pela manhã e entrou em coma. Logo depois, ele teve um ataque cardíaco irreversível e faleceu. A morte foi confirmada pelo Dr. Andrea Arcangeli, chefe do departamento médico do Vaticano.

O papa também tinha outras complicações de saúde, como episódios de insuficiência respiratória, pneumonia bilateral, diabetes do tipo 2 e hipertensão. Ele morreu às 7h35, horário do Vaticano.

Leia também: Médico do Papa Francisco revela os últimos minutos de vida dele: ‘Olhos abertos’

OSZAR »