Novo boletim médico informou que o Papa Francisco teve crises respiratórias e precisou de ventilação mecânica não invasiva
O estado de saúde do Papa Francisco foi atualizado nesta segunda-feira, 3. Segundo informações divulgadas pelo Vaticano nas redes sociais, o pontífice enfrentou duas crises de insuficiência respiratória e precisou recorrer à ventilação mecânica não invasiva. Também foram realizados procedimentos médicos para remover o acúmulo de muco nos pulmões.
De acordo com o comunicado, o líder da Igreja Católica sofreu broncoespasmos devido ao excesso de muco endobrônquico, o que levou à necessidade de duas broncoscopias para a remoção das secreções. Essa condição provoca contração dos músculos dos brônquios, dificultando a respiração e gerando o chamado "chiado no peito" ou sibilo.
Também foi informado que o Papa permaneceu consciente e colaborativo durante todo o processo. No entanto, o Vaticano optou por não divulgar detalhes sobre seu prognóstico, conforme informado no boletim médico desta segunda-feira, 3.
Internado desde 14 de fevereiro com quadro de bronquite que evoluiu para uma pneumonia nos dois pumões, o Papa Francisco não tem previsão de alta hospitalar.
Vale lembrar que o problema respiratório já havia sido identificado na última sexta-feira, 28, mas não houve novas crises durante o fim de semana.
Em março de 2013, o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio foi eleito como Papa após a renúncia de Bento XVI. Ao assumir o posto, ele escolheu ser conhecido pelo nome de Papa Francisco, mas também chegou a ser chamado de Papa do Fim do Mundo. Saiba o motivo do apelido inusitado:
Durante o seu primeiro discurso como líder da Igreja Católica, o Papa Francisco surpreendeu a multidão de fiéis na Basílica de São Pedro com uma brincadeira sobre sua origem. “Irmãos e irmãs, boa noite! Vós sabeis que o dever do Conclave era dar um bispo a Roma. Parece que meus irmãos cardeais tenham ido buscá-lo quase ao fim do mundo… Eis-me aqui!”, brincou.
A referência dele ao fim do mundo lhe rendeu o apelido de ‘papa do fim do mundo’. Isso porque ele é natural da Argentina, país da cidade de Ushuaia, que é conhecida como a cidade do fim do mundo porque é a que está mais ao sul do planeta.
Leia também: Papa Francisco já concedeu entrevista exclusiva ao Grupo Perfil
Médico alerta para câncer que fez ex-apresentador da Globo retirar parte do pulmão: 'Silencioso'
Deborah Secco realiza cirurgia estética e especialista alerta: 'Não é indicado para...'
Renata Dominguez faz relato após filha receber alta da UTI: 'Susto enorme'
Médica alerta para diagnóstico que levou Antonio Fagundes a emagrecer 10 quilos: 'Doença silenciosa'
Netinho mostra rotina no hospital em nova fase de tratamento contra o câncer
Médico explica diagnóstico e internação de Ludmilla: 'Múltiplos fatores'