boletim médico

Papa Francisco apresentou 'dois episódios de insuficiência respiratória', atualiza Vaticano

Novo boletim médico informou que o Papa Francisco teve crises respiratórias e precisou de ventilação mecânica não invasiva

Daniela Damasceno, sob supervisão de Priscilla Comoti
Papa Francisco - Foto: Getty Images

O estado de saúde do Papa Francisco foi atualizado nesta segunda-feira, 3. Segundo informações divulgadas pelo Vaticano nas redes sociais, o pontífice enfrentou duas crises de insuficiência respiratória e precisou recorrer à ventilação mecânica não invasiva. Também foram realizados procedimentos médicos para remover o acúmulo de muco nos pulmões.

De acordo com o comunicado, o líder da Igreja Católica sofreu broncoespasmos devido ao excesso de muco endobrônquico, o que levou à necessidade de duas broncoscopias para a remoção das secreções. Essa condição provoca contração dos músculos dos brônquios, dificultando a respiração e gerando o chamado "chiado no peito" ou sibilo.

Também foi informado que o Papa permaneceu consciente e colaborativo durante todo o processo. No entanto, o Vaticano optou por não divulgar detalhes sobre seu prognóstico, conforme informado no boletim médico desta segunda-feira, 3.

Internado desde 14 de fevereiro com quadro de bronquite que evoluiu para uma pneumonia nos dois pumões, o Papa Francisco não tem previsão de alta hospitalar.

Vale lembrar que o problema respiratório já havia sido identificado na última sexta-feira, 28, mas não houve novas crises durante o fim de semana.

Veja o comunicado na íntegra:

Vaticano atualiza quadro de saúde de Papa Francisco. Foto: Reprodução/Instagram

 

Vaticano atualiza quadro de saúde de Papa Francisco. Foto: Reprodução/Instagram

 

Pontífice do 'fim do mundo'

Em março de 2013, o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio foi eleito como Papa após a renúncia de Bento XVI. Ao assumir o posto, ele escolheu ser conhecido pelo nome de Papa Francisco, mas também chegou a ser chamado de Papa do Fim do Mundo. Saiba o motivo do apelido inusitado:

Durante o seu primeiro discurso como líder da Igreja Católica, o Papa Francisco surpreendeu a multidão de fiéis na Basílica de São Pedro com uma brincadeira sobre sua origem. “Irmãos e irmãs, boa noite! Vós sabeis que o dever do Conclave era dar um bispo a Roma. Parece que meus irmãos cardeais tenham ido buscá-lo quase ao fim do mundo… Eis-me aqui!”, brincou.

A referência dele ao fim do mundo lhe rendeu o apelido de ‘papa do fim do mundo’. Isso porque ele é natural da Argentina, país da cidade de Ushuaia, que é conhecida como a cidade do fim do mundo porque é a que está mais ao sul do planeta.

 

Leia também: Papa Francisco já concedeu entrevista exclusiva ao Grupo Perfil

Daniela Damasceno, sob supervisão de Priscilla Comoti

Daniela Damasceno faz parte da redação do site CARAS. Apaixonada pelo mundo do entretenimento, atualmente escreve sobre celebridades, reality show e novelas (email: dmoreira@caras.com.br)

Saúde Vaticano internação boletim médico Papa Francisco atualizações

Leia também

Médico alerta para câncer que fez ex-apresentador da Globo retirar parte do pulmão: 'Silencioso'

Deborah Secco realiza cirurgia estética e especialista alerta: 'Não é indicado para...'

Renata Dominguez faz relato após filha receber alta da UTI: 'Susto enorme'

Médica alerta para diagnóstico que levou Antonio Fagundes a emagrecer 10 quilos: 'Doença silenciosa'

Netinho mostra rotina no hospital em nova fase de tratamento contra o câncer

Médico explica diagnóstico e internação de Ludmilla: 'Múltiplos fatores'

OSZAR »